sexta-feira, 1 de abril de 2011

A origem da música Pan Pan Americano.

Após a Segunda Guerra Mundial, a Itália passou por um processo de americanização e até mesmo os jovens de cidades tipicamente rural deixaram suas roupas tradicionais e passaram a usar o jeans, tomar uísque e refrigerante, curtir rock and roll, jogar baseball e fumar cigarros Camel. Então o cantor napolitano Renato Carosone em 1956 com a colaboração de Nicola Salerno escreveu a música “Tu Vuò Fa L’americano” (Você finge ser americano) que foi uma crítica ao “sonho americano”.

Veja a canção original:

A canção que se tornaria um grande sucesso, só foi apresentada ao público em 1960 quando foi cantada por Sofia Loren e Clark Gable no filme “It Started In Naples” . Em 1999 ela voltou a telona dessa vez cantada por Rosario Fiorello no filme O Talentoso Ripley.
Chegamos em 2010, e a banda australiana “Yolanda Be Cool” criou a versão eletrônica que passou a se chamar “We No Speak Americano“. A canção liderou as paradas na Europa e agora faz sucesso aqui no Brasil além de países como: Colômbia, Venezuela, Argentina, Equador entre outros. Para se ter uma noção do sucesso, o hit já ganhou disco de platina na Austrália, Espanha e Dinamarca e de Ouro na Suécia, Suíça e Bélgica.
Apesar do nome “We No Speak Americano” todos conhecem como “Pan Pan Americano” ou “Pan Americano”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário